Reflexão

"A História é a versão dos eventos passados sobre os quais as pessoas decidiram concordar." (Napoleão Bonaparte)



"Todos sabem fazer História, mas só os grandes sabem escrevê-la." (Oscar Wild)



"A História é testemunho do passado, luz da verdade, vida da memória, mestra da vida, anunciadora dos tempos antigos." (Cícero)


terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Conhece Sensaud de Lavaud? Centenário do 1º voo do Brasil



Interessante, mas muitas pessoas nunca ouviram falar em Dimitri Sensaud de Lavaud(1882-1947). Ele é tão importante para a história da aviação quanto Santos Dumont, e apesar do nome francês era "naturalizado" brasileiro, e realizou em São Paulo, mais especificamente em Osasco, seu primeiro voo.
Dimitri nasceu na Espanha em 1882, filho de um casamento de um francês com uma russa. Em 1898 veio para o Brasil e instalou-se no Chalé Bricola, atual Museu Municipal de Osasco, que leva seu nome.

Aos 26 anos, iniciou os projetos para construir um avião. O aeroplano São Paulo, que media 10,2 metros de comprimento por 10 metros de largura, ficou pronto em fins de 1909, e todas as suas peças foram feitas no Brasil. Finalmente, em 7 de janeiro de 1910, nas proximidades do chalé Bricola, em Osasco – então vila do município de São Paulo aconteceu o primeiro voo na América do Sul, que percorreu 103 metros de distância – a uma altura que variava de 2 a 4 metros – em 6 segundos.
Cem anos depois, Osasco prepara uma comemoração para o centenário de Sensaud de Lavaud, com exposições, livros e homenagens.


Mostra no Museu Sensaud de Lavaud
Av. Dos Autonomistas, 4001
Jd. Alvorada
Tel.:3654-3108
A mostra vai até 26 de fevereiro.
Entrada franca.

Para mais informações a respeito de Sensaud de Lavaud e sua participação na História de Osasco, visite o site: http://www.osasco.com.br/?pg_site=historia_de_osasco&prefacio=#indice

Um comentário: