Reflexão

"A História é a versão dos eventos passados sobre os quais as pessoas decidiram concordar." (Napoleão Bonaparte)



"Todos sabem fazer História, mas só os grandes sabem escrevê-la." (Oscar Wild)



"A História é testemunho do passado, luz da verdade, vida da memória, mestra da vida, anunciadora dos tempos antigos." (Cícero)


quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Série Campos de Concentração: Auschwitz I





Num primeiro momento ou uma pessoa desinformado ao olhar esta imagem, imagina que se trate de uma estação ferroviária bem antiga, um lugar até que simpático. Mas na verdade, este foi um local que se tornou o inferno de muitas pessoas a partir de 1940, e estava bem longe de ser uma estação ferroviária onde as pessoas fariam viagens e passeios com seus amigos e familiares. Este local chama-se Auschwitz, e foi um dos campos de concentração construido por Hitler durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Começa no blog, hoje, a série campos de concentração.
Auschwitz foi um complexo de campos de concentração e todos estavam próximos da cidade da Cracóvia, na Polônia, perto da antiga fronteira da Alemanha com a Polônia. Os três campos principais foram: Auschwitz I, construido em 1940; Auschwitz II (também conhecido como Auschwitz-Birkenau), no início de 1942; e Auschwitz III (também chamado de Auschwitz-Monowitz), em 1942.



Auschwitz I, foi construido primeiramente e se tornou o campo principal, foi fundado em 1940 num antigo quartel general da artilharia polonesa. As autoridades da SS autorizavam os prisioneiros ao trabalho contínuo, porém, inicialmente os prisioneiros eram alemães tranferidos do campos de Sachsenhausen, e prisioneiros políticos poloneses que vieram dos campos de Dachau e de Tarnów.
Como todos campos de concentração, este respeitava as finalidades básicas: prender os inimigos reais e imaginários do regime nazista e das autoridades de ocupação alemãs na Polônia, por um período indeterminado; ter à disposição uma oferta de trabalhadores forçados para alocar aos empreendimentos da SS e relacionados à construção (e, mais tarde, produção de armamento e artigos de guerra); e servir como local para a exterminação de grupos pequenos, de determinadas populações, conforme determinado pelas SS e autoridades policiais para manter a segurança da Alemanha nazista.
Lá havia a câmara de gás e o crematório. Além de ocorrer as experiências médicas, no hospital do campo, onde se faziam pesquisas com gêmeos, anões, bebês, esterilização forçada e experiência de hipotermia em adultos. O médico mais conhecido foi o Dr. Josef Mengele, que foi apelidado de "Anjo da Morte".

Para mais informações acesse:

http://www.auschwitz.org.pl
http://pt.worldwar-two.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário